2 de maio de 2024
Estado

Bancada Federal debate em Caicó o problema da Seca no Seridó

Há quatro anos o Rio Grande do Norte vive um período de estiagem prolongado. Como consequência disso, 153 municípios estão em estado de calamidade pública, vinte cidades estão passando por rodízio de água, sendo que onze estão em colapso.
O Seridó potiguar é uma das regiões do Rio Grande do Norte que tem sofrido com a seca. 

Foi com o objetivo de escutar o pleito da população que o coordenador da bancada federal, deputado federal Felipe Maia, reuniu neste sábado (04), membros da bancada, prefeitos da região e representantes do governo do estado para ouvir as demandas dos municípios e o que está sendo feito para amenizar o problema.

Da bancada federal estiveram presentes os deputados federais Antônio Jácome, Walter Alves, Rogério Marinho, Rafael Motta, Zenaide Maia e Beto Rosado e o senador José Agripino. Os deputados estaduais Álvaro Dias, Vivaldo Costa e Nelter Queiroz e os prefeitos de Caicó, Roberto Germano, de Acari, Isaias Cabral, de Assu, Ivan Jr, de São Fernando, Genilson Maia, de Ipueira, Paulo Brito e de Santana do Seridó, Adriano Gomes. Além do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, o diretor da Caern, Marcelo Toscano, o diretor do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso e o coordenador regional do DNOCS, José Eduardo Alves. A ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), também participou do debate. 

A programação do evento contou com visitas aos Açudes Itans, em Caicó e Gargalheiras, em Acari e audiência na Câmara Municipal de Caicó.

Na pauta do encontro foram apontadas soluções emergenciais e de médio prazo para amenizar a falta de água como a construção de poços tubulares; o desassoreamento do Itans; a interligação das bacias hidrográficas; a construção de adutora de engate rápido e a conclusão da Barragem de Oiticica. E, como alternativa definitiva a transposição do Rio São Francisco que teve início no ano de 2007, no entanto a maioria dos lotes da obra estão à espera de aditivos contratuais.

 Fotos: Canindé Soares