27 de abril de 2024
Política

Câmara de Natal realiza solenidade em homenagem ao Dia do Farmacêutico

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Natal realizou a entrega da Comenda Genário Alves Fonseca em homenagem ao Dia Internacional do Farmacêutico (celebrado em 25 de setembro) para personalidades de destaque do segmento. A cerimônia, uma proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), foi acompanhada por autoridades, familiares dos homenageados e entidades representativas da profissão farmacêutica.

O graduado em Farmácia pode atuar na orientação sobre o uso correto de medicamentos, além de agir na prescrição farmacêutica. Ele (o farmacêutico) é capacitado para atuar em farmácias de diversos estabelecimentos como hospitais, consultórios, clínicas, postos de saúde e até mesmo em drogarias particulares. Além disso, o profissional pode atuar na área de análises clínicas, com banco de materiais biológicos e banco de órgãos, com tecidos e células, bancos de sangue, de sêmen, entre outros.

De acordo com o vereador Aroldo Alves, o farmacêutico é um profissional fundamental para os serviços de saúde da sociedade. “Nosso mandato tem uma missão: reconhecer a importância de todas as categorias. Dito isso, entregamos pela quarta vez esta comenda que representa a gratidão do povo natalense aos farmacêuticos. É importante lembrar que, em meio aos trabalhadores da saúde, o farmacêutico é o mais acessível à população”.

A vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia e Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Lenira da Silva Costa, falou que a profissão oferece imensa contribuição para a saúde pública, todavia, ainda precisa de mais reconhecimento social. “Por este motivo, o gesto da Câmara Municipal de Natal é tão importante para a nossa categoria. Estamos todos gratos e lisonjeados”, comemorou.

Joselito Rangel, presidente do Conselho Regional de Farmácia, disse que a iniciativa do vereador Aroldo Alves representa um momento de valorização da profissão. “É um parlamentar parceiro dos farmacêuticos, sempre solícito, o que faz com que a Farmácia avance e alcance o destaque que merece”, pontuou. “Os farmacêuticos foram decisivos na pandemia da Covid-19 com a produção de vacinas, tão necessárias para o retorno das atividades econômicas e socias”, concluiu.