7 de maio de 2024
Política

Caminhos do RN: Fátima, Fábio Dantas, Clorisa e Styvenson apresentam propostas ao setor industrial do RN

Os candidatos ao Governo do RN com representação no Congresso Nacional participaram nesta sexta-feira (26), do Fórum Caminhos do RN, promovido pela FIERN, na Casa da Indústria, onde receberam a Agenda Caminhos do RN e apresentaram suas propostas ao setor industrial.

A governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, afirmou que, se for reeleita, vai enviar um projeto de lei para votação na Assembleia Legislativa que defina o marco legal das Parcerias Públicos Privadas (PPPs) no Rio Grande do Norte. Ela disse também que pretende criar uma estrutura específica de governo que possa atuar para atrair investidores que assumam futuras concessões em infraestrutura. Fátima Bezerra também garantiu que haverá abertura de capital na Companhia de Águas e Abastecimento (Caern), mas com a preservação de controle do Estado.

O ex-deputado Fábio Dantas (Solidariedade) foi o segundo candidato ao Governo do Estado nas Eleições de 2022 a apresentar, no Fórum Caminhos do RN, suas propostas para o desenvolvimento do estado. A proposta de Dantas vai ao encontro da Política Industrial proposta na Agenda Caminhos do RN para o Desenvolvimento Industrial 2023-2026, elaborada pelo MAIS RN, unidade de planejamento estratégico contínuo da FIERN. “Ainda no início do governo, precisamos vender para o Brasil e para o mundo um estado que é pujante e o melhor lugar para se investir no Brasil”, destaca Dantas. “Não podemos olhar para outros estados ter avanços enquanto ficamos para trás”, continua.

A candidata ao governo Clorisa Linhares (PMB) defendeu que a estrutura administrativa do Estado tenha uma Secretaria específica para Planejamento. Ela destacou também que, se for eleita, vai atuar para garantir uma área de livre comércio nas proximidades do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

O senador Styvenson Valentim (Podemos), candidato ao Governo, defendeu a redução de secretarias no Governo para “tornar a gestão mais prática e eficaz”, além de citar uma legislação atualizada e fácil. “Tem que se criar metas e profissionalizar a administração pública”, disse. Ainda em sua fala, o candidato revelou o interesse em criar uma secretaria dentro da estrutura governamental voltada especificamente para rediscutir os contratos. E mostrou interesse em contato mais próximo com as pequenas empresas que, segundo ele, geram mais serviços e empregos.