27 de abril de 2024
Diversos

Cardiopatia será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Em ocasião do dia da Cardiopatia Congênita, 12 de junho, que marca a luta por melhorias em favor dos cardiopatas no Brasil, o deputado Jacó Jácome (PSD) propôs a Audiência Pública para discutir o assunto na Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira, 10, às 9h.

Trata-se do defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações congênitas.  Atualmente, no Brasil, nascem aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata.

Desses 28 mil cardiopatas que nascem anualmente, pelo menos 23 mil necessitarão de uma cirurgia cardíaca, mas infelizmente cerca de 18 mil (78%) não recebem o tratamento, principalmente por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.

O objetivo desta Audiência Pública é trazer à tona uma realidade que já é nossa, uma vez que, por ano, no Rio Grande do Norte, nascem 500 bebês cardiopatas. Destes, cerca de 40% têm diagnóstico, atendimento e cirurgia.

A ideia é que a cobertura a esses cardiopatas cresça, por meio de uma rede de atendimento. Conseguir algum convênio para a AMICO, uma entidade sem fins lucrativos, que cuida de forma integral da saúde das crianças cardiopatas do RN, também faz parte da pauta da audiência pública.

Cardiopatia Congênita ALRN