26 de abril de 2024
Interior

Com redução de casos, leitos de UTI para Covid-19 do Hospital Regional do Seridó passam a funcionar como UTI geral

Diante do cenário de redução do número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 no RN e, especificamente, na IV Região de Saúde, o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Hospital Regional do Seridó), em Caicó, iniciou o processo de reversão de 10 leitos de UTI Covid, que passarão a funcionar como leitos de UTI geral, reforçando a capacidade de atendimento da unidade, referência em traumato-ortopedia e urgências e emergências na região.

O hospital contava com 30 leitos de UTI Covid e 18 clínicos destinados exclusivamente a pacientes com a doença. Com a alteração, a unidade passará a dispor de 20 leitos de UTI Covid, além dos clínicos. Segundo o diretor geral do hospital, Caio Dantas, a taxa atual de ocupação dos leitos de UTI Covid na unidade gira em torno de 43%.

“Com a modificação do cenário da pandemia, é chegada a hora de reabrir leitos para assistência ao usuário clínico não Covid. Nessa perspectiva, compreendendo as taxas de ocupação e o comportamento do vírus nas regiões de saúde, o Seridó agora é chamado a ampliar o atendimento voltado a essa população. São 10 leitos de UTI dedicados a assistir aqueles usuários com agravamento do estado geral que necessitem de intervenção de terapia intensiva, que poderão ser novamente assistidos nessa unidade de saúde. Essa ação representa um salto na assistência à população, evitando as transferências de pacientes para longe das famílias e ofertando de forma sistematizada um cuidado especializado e uma terapêutica adequada a cada caso”, explicou Caio Dantas.