27 de abril de 2024
Cotidiano

Daniel Diniz é reconduzido à Reitoria da UFRN pela Presidência da República

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, foi reconduzido ao cargo de reitor pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira, 25 de maio, com previsão de mandato na Reitoria por quatro anos, a partir de 29 de maio de 2023. A posse, em Brasília-DF, está prevista para acontecer com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Sobreira de Santana.

O reitor Daniel Diniz e o vice-reitor Henio Miranda finalizam o primeiro mandato, de 2019 a 2023, e seguem para uma nova gestão. “Quero dirigir minhas palavras de profunda gratidão à comunidade universitária por todos os desafios superados nessa primeira gestão, que foi marcada por importantes avanços, apesar do contexto de crise orçamentária, em virtude dos sucessivos contingenciamentos, e de uma crise de saúde, decorrente da pandemia de covid-19”, agradeceu Daniel Diniz ao destacar como conquistas a melhoria dos índices de qualidade dos nossos cursos; o reconhecimento nacional em gestão, governança e transparência; a melhoria dos números em concessões de patentes; a ampliação das ações de inclusão, com a reserva de vagas na ampla concorrência para pessoas com deficiência nos cursos de graduação e técnicos de nível médio, o argumento de inclusão da agricultura familiar para ingresso em cursos técnicos de nível médio ofertados na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e a implantação das bancas de heteroidentificação.

Para a próxima gestão, as prioridades serão a qualidade acadêmica e de gestão, a inovação e a inclusão. “Compreendemos que ainda há muito o que avançar nesses três pilares. Para isso, será necessário buscar, juntamente com a rede de universidades federais, a recomposição orçamentária das nossas instituições. Nosso objetivo é oferecer uma formação de excelência, com forte impacto social por meio da inovação e dar efetivo acesso com uma educação inclusiva”, afirmou o gestor.