27 de abril de 2024
Estado

Deputados e o movimento Criança Viva tentam viabilizar novos leitos de UTI Pediátrica pelo RN Sustentável

Representantes do movimento #CriançaViva e uma comissão de deputados estaduais formada por Márcia Maia, Fernando Mineiro, Hermano Morais, Cristiane Dantas e Getúlio Rego, se reuniram na manhã desta quinta-feira (07), na Assembleia Legislativa, com técnicos do RN Sustentável.

A reunião articulada pela Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, presidida pela deputada Márcia Maia, teve o objetivo de discutir de forma conjunta a possibilidade dos parlamentares alocarem parte de suas emendas individuais para o Governo do Estado instalar novos leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte.

O médico José Madson Vidal voltou a falar da necessidade urgente para suprir o déficit atual de 300 leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte: “Nossa preocupação aumenta a cada instante, pois a demanda é crescente e a necessidade gritante. Precisamos encontrar uma saída emergencial e instalar novos leitos de UTI Pediátrica”.

Os parlamentares solicitaram uma nova reunião entre os membros do #CriançaViva e os técnicos do RN Sustentável ainda para essa semana, com o objetivo de definir a estratégias a ser adotada para conseguir recursos, bem como vão convidar a Secretária Estadual de Saúde Pública para discutir a questão na Assembleia Legislativa, provavelmente, na próxima semana.

A reunião também contou com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Regional de Medicina (CRM) e membros da sociedade civil organizada.

Frente Criança e Adolescente