27 de abril de 2024
Sem categoria

Despedida de Barbosa do STF tem críticas, bate-boca, selfie e saída à francesa

Do Portal UOL

Na sua última sessão como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, atual presidente da Corte, fez críticas à atuação do próprio tribunal, chegou a discutir com outro ministro, abriu mão do discurso de despedida e, na saída, posou para “selfies” com jornalistas e foi tietado por visitantes.

No plenário, Barbosa foi na contramão da maioria dos magistrados e votou contra aplicar na eleição deste ano uma regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerada inconstitucional pelo próprio Supremo.

Para ele, não fazia sentido que a Corte derrubasse uma resolução e depois, para evitar um vácuo jurídico, a considerasse válida.

“Tem-se banalizado no nosso sistema, a seguinte prática, das mais bizarras: o tribunal declara inconstitucional, mas ao mesmo tempo modula efeitos da decisão [determina a partir de quando vale] e mantém o status quo. Tenho notado quanto pode ser nefasta essa prática, que tem potencial de perenizar nossas mais críticas mazelas”, disse, durante a sessão.

Ele chegou a bater boca com o ministro Dias Toffoli, presidente do tribunal eleitoral, sobre o assunto. Horas depois, o motivo do impasse foi resolvido pelo TSE, que decidiu manter as bancadas da Câmara como eram em 2010.

Na sessão de quase três horas na manhã desta terça, Barbosa colocou em julgamento ainda outros temas, mas frustrou expectativas de que fizesse algum pronunciamento e preferiu sair à francesa.

“Não gosto de homenagens”, justificou ao deixar o plenário antes do final.

Mais bem humorado do que de costume, conversou por cerca de 15 minutos com a imprensa e até topou fazer “selfie” com jornalistas. Abordado por visitantes, ouviu elogios e tirou fotos.

Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF

z

No dia em que se despede do STF, o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, faz selfie ao lado de jornalistas após presidir sua última sessão no STF

One thought on “Despedida de Barbosa do STF tem críticas, bate-boca, selfie e saída à francesa

  • Vai embora e jáq vai tarde. Deixa um rastro de brigas, discussões e mal estar no Supremo, se indispos com todos.
    Um homen vaidoso que adora a midia, flash e entrevista não deve fazer parte do Supremo, é ruim, destoa e não é conduta de magistrado

Fechado para comentários.