27 de abril de 2024
EstadoPolítica

Dilma assegura a Henrique que transposição do Rio São Francisco será concluída em 2017

O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, jantou com a presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (03), no Palácio da Alvorada, onde pôde externar sua preocupação com a Seca que atinge o Rio Grande do Norte e o Nordeste como um todo.

“Externei a presidenta Dilma minha preocupação com os efeitos da Seca que atinge a nossa região. No Rio Grande do Norte, muitas cidades do Seridó, Oeste e Alto Oeste já estão sendo abastecidas por carros pipa”, ressaltou o Ministro.

Uma solução próxima e definitiva para resolver o problema que atinge o Rio Grande do Norte e os outros Estados do Nordeste é o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.

Em agosto de 1994, o presidente Itamar Franco enviou um Decreto ao Senado, declarando ser de interesse da União estudos sobre o potencial hídrico das bacias das regiões semiáridas dos estados do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Convidou o então Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, Aluízio Alves, para ser Ministro da Integração Regional e levar adiante a execução do projeto.

A presidenta Dilma assegurou a Henrique Alves que até o final de 2017 a obra estará concluída.

Orçado atualmente em R$ 8,5 bilhões, o projeto irrigará a região nordeste e semiárida do Brasil.

Brasília - DF, 03/08/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante Reunião com lideranças parlamentares e partidárias no Palácio da Alvorada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR