27 de abril de 2024
Cotidiano

Doenças autoimunes: tipos e características

Existem diversas doenças que se enquadram nesse conceito, cada uma com sintomas e tratamentos diferentes. Elas podem atingir várias partes do corpo, e acontecer em homens e mulheres de qualquer idade.

Continue a leitura para entender mais.

O que são doenças autoimunes

Doença autoimune é o termo usado para se referir a uma doença que surge porque o sistema imunológico tem uma reação exagerada de defesa e, assim, ataca o próprio organismo.

O sistema imunológico tem a missão de proteger o corpo contra perigos como vírus e bactérias. Contudo, ele pode se confundir e entender que as células do organismo são ameaças.

Nesse sentido, as doenças autoimunes podem atingir diversas partes do corpo, como órgãos, tecidos e até mesmo o sangue.

Tipos de doenças autoimunes

As doenças autoimunes são classificadas em duas categorias: síndromes locais doenças sistêmicas.

Como os nomes sugerem, as síndromes locais afetam partes específicas do corpo e as doenças sistêmicas podem atingir vários órgãos (ou o organismo todo).

Tratamento para doenças autoimunes

Cada doença autoimune tem suas particularidades. Como semelhança, há o fato de que elas não têm cura – mas têm tratamento.

De forma geral, ele é feito com algum grau de imunossupressão: o sistema imune é “enfraquecido” por medicamentos para diminuir os impactos no organismo. Vale lembrar que qualquer tratamento para doenças autoimunes deve ser feito sob orientação médica.

Além disso, é comum que os pacientes de doenças autoimunes sofram com algum tipo de desconforto, como dores, ansiedade, cansaço e alterações na aparência, por exemplo.

Nesse caso, pode ser necessário um acompanhamento psicológico, para que a saúde emocional seja tão preservada quanto o bem-estar físico.