7 de maio de 2024
Cotidiano

Eleição para Defensor Público-Geral do RN biênio 2024/2026 acontece nesta sexta (10); Vinícius Araújo disputa vaga

Os defensores públicos estaduais do Rio Grande do Norte irão eleger nesta sexta-feira (10) a lista tríplice destinada à escolha do Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2024/2026. A eleição acontecerá de forma virtual pela primeira vez na história da instituição. A DPE/RN conta com 101 defensores que possuem direito a voto.

O pleito conta com dois candidatos: o atual Defensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, que concorre à reeleição, e o defensor público Vinicius Araújo da Silva. Os defensores poderão registrar o voto no sistema das 9h às 14h. Encerrado o prazo, os votos serão apurados eletronicamente e o resultado será publicado no Diário Oficial do Estado.

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Defensoria Pública do Tocantis, o sistema eletrônico de votação que será utilizado pela DPE/RN é referência também em outras Defensorias Públicas. Por meio da plataforma virtual, os defensores votam dentro do sistema com login e senha pessoais, intransferíveis e irrestritos, com todos os parâmetros de segurança assegurados.

A lista com os nomes dos defensores na classificação de mais votos é encaminhada em até três dias úteis a Governadora Fátima Bezerra. A Governadora, então, irá dispor de 15 dias após a entrega para decidir quem será o novo Defensor Público-Geral do Estado. Em caso de não pronunciamento dentro do prazo, será automaticamente investido do cargo o candidato que tiver sido mais votado.

O Conselho Superior dará posse, em sessão extraordinária, ao Defensor Público-Geral do Estado nomeado ou investido no cargo, em até trinta dias, prorrogável por igual período, a requerimento do interessado.