28 de abril de 2024
Cotidiano

Hospital da Hapvida recebe autorização para realizar transplante de medula óssea entre parentes diretos

O Hospital Antônio Prudente foi autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará a realizar transplante de medula óssea alogênico aparentado. O procedimento consiste em realizar a transferência de um indivíduo para outro, desde que haja parentesco direto, como pais e irmãos.

O hospital já era credenciado para a realização do transplante de medula óssea (TMO) autólogo, que acontece quando o doador é o próprio paciente, usando a medula dele mesmo. Nesta modalidade, já foram realizados 53 procedimentos, com taxa de sucesso próxima a 95%, o resultado colaborou para que uma intervenção mais complexa fosse possível.

“Neste transplante, o doador escolhido não é o próprio paciente, mas sim um parente direto, de primeiro grau, um dos irmãos, um dos pais ou um filho, se o paciente tiver. É um tipo de TMO que requer um grau maior de expertise da equipe multiprofissional envolvida e somente centros de excelência conseguem a sua aprovação para realizá-lo”, explica o Dr. Emmerson Eulálio, hematologista e responsável técnico pela unidade de TMO do Sistema Hapvida.

A possibilidade de realização do procedimento em uma rede da abrangência do Hapvida é uma vitória contra enfermidades graves e potencialmente fatais. No Brasil, a maioria dos centros autorizados a realizar o TMO alogênico se concentra em regiões Sul e Sudeste, havendo poucos centros habilitados na região Nordeste e nenhum na região Norte.