27 de abril de 2024
Política

Em Natal, Ministros lançam PPA participativo do Governo Federal

O Governo Federal lançou no Rio Grande do Norte, o Plano Plurianual (PPA) participativo, em evento realizado na Escola de Governo, com a presença dos ministros Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A governadora Fátima Bezerra foi a anfitriã no evento que teve a participação também do vice-governador Walter Alves, outros órgãos e representações; como o diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana; prefeitos; deputados; ex-senador Garibaldi Filho e movimentos sociais.

O projeto visa garantir que a sociedade tenha voz ativa na definição das prioridades para os próximos quatro anos.

A ministra Simone Tebet enfatizou a importância do momento, afirmando com firmeza e tranquilidade: “é a primeira vez que o PPA é participativo. Não são apenas as plenárias dos conselhos que participam, mas qualquer cidadão, mesmo os que não possam estar presentes, pode acessar a plataforma do Governo Federal a qualquer momento e votar nas 88 propostas básicas”. 

Segundo Tebet, todo o planejamento estratégico será baseado nos programas e ações que receberam mais votos da sociedade. “É claro que já sabemos que teremos educação de qualidade, saúde pública, segurança, geração de emprego e renda, inclusão nas questões de gênero e raça. Isso tudo constará, mas o PPA é muito mais do que isso. A partir dos programas e ações, identificaremos os indicadores e métodos específicos para cada região. E é por isso que estamos aqui, eu, o ministro Márcio, porque além do PPA participativo ser nacional, ele também será regionalizado, levando em consideração as necessidades específicas do Rio Grande do Norte”, explicou a ministra. 

“É importante mencionar que no Brasil, sob a gestão do presidente Lula, foi determinado que eu e a ministra Simone pilotássemos esse processo. Portanto, é crucial que vocês divulguem e que as pessoas possam participar, pois o Brasil passou por quatro anos de interdição dos equipamentos que possibilitam a participação social. Agora, estamos dando vida real à democracia participativa em nosso país”, afirmou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.