2 de maio de 2024
Política

Em reunião com ministros do Brics, Rogério Marinho defende liberdade sindical

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, defendeu nesta quinta-feira (19) um sistema sindical com maior liberdade, representação e equilíbrio para trabalhadores e empresários. Em discurso na abertura da Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do Brics, em Brasília, ele reforçou a necessidade de um Estado menos burocrático e com maior segurança jurídica para todos.

“Convivemos com uma legislação de mais de 70 anos, que impede a liberdade sindical. Esse é um problema que reconhecemos e estamos debruçados sobre ele”, disse Marinho, ao abrir as discussões da reunião com ministros e vice-ministros de Emprego e Trabalho dos países do grupo. O Brics é formado por África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia.

Uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro foi criar o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), que entre os temas de discussão está a liberdade sindical. “Criamos um grupo para discutir o tema a fim de que tenhamos um sistema com normas mais claras, com mais representação, necessário para o equilíbrio na relação entre quem emprega e quem trabalha” explicou.