2 de maio de 2024
Cultura

Em solenidade prestigiada, Isaura Rosado toma posse na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

Nome ligado à pesquisa, memória e artes no Rio Grande do Norte, conhecida por idealizar alguns longevos espetáculos, como Chuva de Bala e Auto do Natal, a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia foi empossada na noite dessa segunda-feira (08) na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Isaura ocupa a Cadeira 32, que está vaga desde a morte do ex-governador Geraldo Melo e tem como patrono Francisco Fausto, ambos homenageados pela professora, que também reverenciou ocupantes anteriores: Tércio Rosado (fundador), João Batista Machado e João Batista Cascudo Rodrigues.

A nova acadêmica foi saudada pelo médico e escritor Iaperi Araújo, amigo e membro da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade que Isaura fundou para realizar ações voltadas à difusão das artes plásticas no Estado.

Isaura Rosado é mossoroense nascida em 9 de outubro de 1947, poucos anos antes da morte inesperada e trágica do seu pai, o Governador Dix-Sept Rosado Maia, no desastre aéreo do rio do Sal em Sergipe. É natalense honorária por unânime decisão da Câmara Municipal de Natal. Licenciou-se em Ciências Sociais, pela UERN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca na Espanha.

“Isaura sempre esteve comprometida com a cultura e seu caminho para encontrar o povo. Idealizou grandes eventos de comemoração cultural em Mossoró e em Natal, quando ocupou as pastas da Educação, Pesquisa, Cultura e Cidadania no Estado, em Natal e em Mossoró”, disse Iaperi Araújo.

“Quero contribuir no que diz respeito à pesquisa, à memória, ao resgate e ao estímulo à prática artística, especialmente, como todos sabem da minha longa relação, com a gestão pública cultural, com o incentivo às artes plásticas, artes cênicas e a publicações e pesquisas”, comentou. “São esses os lugares simbólicos onde encontro o meu fazer, que alguns poderiam chamar de trabalho, e eu chamo de prazer e deleite”, discursou a Professora.

A solenidade foi prestigiada por familiares e autoridades, como o prefeito de Natal, Álvaro Dias, a ex-governadora Rosalba Ciarlini, os ex-deputados Beto e Betinho Rosado, além de intelectuais, jornalistas e artistas.