27 de abril de 2024
CidadesPolítica

Empresa área inicia operação no aeroporto de Mossoró

A nova rota aérea Natal-Mossoró-Fortaleza foi inaugurada nessa segunda-feira (1) pela VoePass, empresa responsável pela operacionalização de voos regionais da Latam. O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no final da manhã e durou 43 minutos no trajeto Natal-Mossoró, duas horas e meia a menos que a viagem por via terrestre.

A entrada em operação da nova rota, que terá quatro voos semanais, sempre às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, foi comemorada pela governadora Fátima Bezerra. “A expansão da malha aeroviária tem repercussão positiva no desenvolvimento do Estado, na interiorização do turismo, na geração de emprego e renda e no consequente incremento do consumo interno”, disse a governadora, lembrando que dois fatores resultantes dos esforços do Governo do RN foram fundamentais para a chegada da nova companhia ao tráfego aéreo de Mossoró.

Primeiro, o decreto de concessão de benefícios fiscais “de forma inteligente e eficiente”, sobre o querosene de aviação (QAV) para estimular a ampliação do número de voos tendo o Rio Grande do Norte como destino.

O segundo fator foi a transferência de outorga de administração, operação e exploração do aeroporto para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no final de setembro de 2023, em ato no saguão do aeroporto, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; do assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales, e do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Norman.

“Os novos voos são consequência das conversas constantes e negociação realizadas junto às companhias aéreas – por meio da Setur e Emprotur – e da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal”, reforçou a governadora. A Azul também opera uma rota regional entre Mossoró e Recife.

A região de Mossoró, levando em conta os municípios com maior atividade econômica, foi responsável por quase 15% na formação Produto Interno Bruto do RN em 2021. O Dix-sept Rosado se junta à lista de mais 10 aeroportos administrados pela Infraero neste modelo de parceria: Guarujá, em São Paulo; Juiz de Fora, Ipatinga, Poços de Caldas e Divinópolis, em Minas Gerais; Santo Ângelo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; Sorriso, no Mato Grosso; Paulo Afonso, na Bahia; e Itaperuna (RJ).

“A nova rota da VoePass vai melhorar a conectividade com outros voos, tanto a partir de Natal, bem como a partir de Fortaleza, permitindo a chegada de outros destinos para a região”, explica Solange Portela, secretária de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. Na avaliação da secretária, três regiões turísticas serão diretamente impactadas: Costa Branca, Rota do Frio e o Oeste Potiguar.

Vinculada à Latam Airlines, a VoePass, trabalha com aviões de médio porte, como o ATR-72 e o ATR-42, com capacidade para até 70 passageiros cada um. A aeronave que aterrissou nessa segunda-feira (1) em Mossoró foi um turboélice ATR-72. A rota Natal-Mossoró-Fortaleza sai de São Gonçalo às 10h55, com chegada às 11h55 em Mossoró e aterrissagem no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, às 13h30. A rota inversa sai de Fortaleza às 15h55.

Melhorias no aeroporto

Três meses após ter recebido a outorga do Aeroporto de Mossoró, a Infraero informou que vem realizando obras e investimentos, proporcionando melhorias em segurança operacional, patrimonial e maior conforto aos passageiros.

Entre as ações, estão as obras de adequação do Terminal de Passageiros, que teve a sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e para os passageiros que aguardam a inspeção, na sala de embarque. As melhorias permitiram que o terminal começasse a operar novos voos regulares a partir de 1º de janeiro de 2024.

Também neste período, a equipe técnica da Infraero elaborou o projeto para as obras de reforço, recapeamento e implantação do grooving na pista de pousos e decolagens, além de melhorias no pátio e na pista de taxiway. A licitação está publicada com abertura prevista para dia 17 deste mês de janeiro. Estas obras são fundamentais para que o aeroporto possa receber aeronaves tipo jato na categoria 3C, com capacidade para até 189 passageiros.

Além disso, a construção de mais de 5.700 metros de muro patrimonial já foi licitada e as obras iniciam este mês de janeiro. Nos próximos meses, será publicada a licitação para instalação do PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão). O PAPI é um equipamento de auxílio visual à navegação aérea que consiste, basicamente, em um sistema de luzes vermelhas e brancas para confirmar ao piloto o ângulo de rampa de aproximação da aeronave. O sistema oferece mais segurança nos pousos, tanto noturnos quanto diurnos.

“Receber a outorga do Aeroporto de Mossoró tem possibilitado ampliar cada vez mais as melhorias e adequações necessárias para aumento do conforto e segurança dos usuários. A Infraero dará continuidade ao trabalho, aplicando a expertise que tem na administração de aeroportos e a vocação para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou Roger Teixeira, gestor do Aeroporto.

Foto: Sandro Menezes