27 de abril de 2024
Diversos

Encontro de Oficiais Militares terá palestras com especialistas do Brasil, Espanha e França

A Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte (ASSOFME) em conjunto com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto o XV Encontro das Entidades Representativas de Oficiais Militares Estaduais (ENEME).

O evento ocorrerá no Hotel Villa do Mar, na Via Costeira e contará com uma média de 250 participantes de todo país. A solenidade de abertura se dará às 20h do dia 26 de agosto (quarta-feira).

Durante os três dias, especialistas do Brasil, Espanha e França discutirão diversos temas ligados à segurança pública.

Na programação, estão previstas palestras (em português) do Cap. Jean-Paul de Azevedo sobre a Polícia Ostensiva e Polícia Judiciária na Gendarmeria Nacional da França e do comandante Dom Miguel Cañellas Vicens, da Guarda Civil da Espanha.

O carro-chefe do evento será o painel sobre o Ciclo Completo de Polícia, isto é, sobre a adoção ou a unificação das funções judiciário-investigativa com a ostensivo-preventiva, realizadas por uma única polícia. O painel visa levantar uma discussão sobre qual seria o melhor modelo policial a ser adotado no Brasil e tem como objetivo provocar questionamentos sobre a matéria.

Também será discutida a previdência dos Militares Estaduais e seus dependentes e ainda serão realizados painéis sobre o cenário e as estratégias políticas de atuação associativa, a exemplo do caso de sucesso da ACORS (Maj. PM/SC Carpes).