11 de maio de 2024
Cotidiano

Entenda a doença que causou a morte da cantora Rita de Cássia

Faleceu na noite desta terça-feira (03), em um hospital particular de Fortaleza (CE), a cantora e compositora Rita de Cássia Oliveira dos Reis, 50 anos, em decorrência de fibrose pulmonar.

A sua primeira composição gravada foi “Brilho da Lua”, no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi “Sonho Real”, gravada pela banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará. Em meados de 1993, Rita compõe um dos seus maiores sucessos para a Mastruz com Leite “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, canção que fez o maior sucesso em todo o brasil, ganhando diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará em 1993.

O que é Fibrose Pulmonar?

É uma doença respiratória crônica e progressiva caracterizada pela formação excessiva de tecido conectivo (fibrose), engrossando as paredes dos tecidos pulmonares. Ocorre quando o tecido pulmonar é danificado e forma cicatrizes, endurecendo e prejudicando a elasticidade e troca gasosa. É mais comum depois dos 55 anos, um pouco mais frequente em homens e frequentemente causado por exposição prolongada a gases tóxicos e poeira inorgânica no ambiente de trabalho.

É causado por doenças pulmonares intersticiais, por infecções, doenças genéticas ou por doença autoimune. Alguns dos fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de fibrose pulmonar são: Tabagismo e exposição prolongada a contaminantes, fumaça, gases tóxicos ou poeiras inorgânicas, como a sílica ou asbesto.

Os sintomas da fibrose pulmonar dependem da fase da doença, agravando-se ao longo de meses ou anos, dependendo do paciente, e incluem:

  • Falta de ar, especialmente com o esforço;
  • Tosse seca persistente;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Desconforto no peito;
  • Perda de apetite e perda de peso;
  • Deformação da ponta dos dedos por falta de oxigenação.