8 de maio de 2024
Política

Especialistas ouvidos pela CNN apontam que capitais ainda terão nacionalização da política em 2024

Em um ano, no dia 6 de outubro de 2024, os brasileiros voltarão às urnas, desta vez para escolher prefeitos e vereadores nas eleições municipais, mas ainda sob efeitos da polarização da última eleição presidencial, principalmente nas maiores cidades, avaliam especialistas ouvidos pela CNN.

A movimentação partidária e a indicação de pré-candidatos para o pleito ganha espaço, ainda sob a sombra da disputa acirrada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dividiu esses mesmos brasileiros no ano passado.

“As eleições municipais são pautadas por demandas locais, mais concretas, sobretudo em cidades pequenas e médias. Nas principais capitais, há um grau de nacionalização”, diz Mauricio Fronzaglia, professor de ciência política da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da escola de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Glauco Peres, professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), considera que esse “grau de nacionalização” pode, de alguma forma, guiar as campanhas em 2024, mas também de maneira restrita às cidades mais populosas: “No restante, as questões locais sempre pesaram e ainda devem pesar mais nas escolhas”.