2 de maio de 2024
Política

“Estamos vivendo uma guerra”, declara o governador Robinson Faria

“É a primeira vez que isso acontece no Rio Grande do Norte; gabinetes dos bandidos em presídios estão sendo enfrentados”.

São declarações da entrevista do Governador na manhã desta segunda-feira ao Bom dia RN, da Intetv Cabugi.

O tom otimista – como sempre – disse frases a uma população com medo e acuada em suas casas desde a última sexta-feira.

O que no primeiro momento foi enfrentado como “boatos”, com direito a hastag# e toda parafernália disponível ao numeroso batalhão das redes sociais, não logrou êxito.

O (pouco) tempo se encarregou de desmentir o que fora desmentido por antecipação e sem qualquer cautela.

As promessas vazadas em áudios supostamente feitos dos gabinetes dos crimes começaram a ser cumpridas; com ônibus em chamas, prédio públicos e privados depredados. Pânico nas ruas.

Volta o batalhão virtual a agir. Precisamos de união, de todos juntos atuando contra o inimigo comum. Prefeito de Natal fala também através de suas redes e promete reforçar a guarda municipal. Ajuda que é contestada e criticada de pronto pela esquadrão virtual do Governador.

Ônibus são suspensos de circulação sábado e domingo. Novas críticas da inteligência do Gabinete Civil. “Se os ônibus estivessem nas ruas, as praias estariam lotadas” diz um twitteiro de plantão em defesa voluntária do Governo da Segurança. E o que dizer aos empresários de boa fé que contabilizam prejuízo em ver seus veículos queimados em minutos desde a última sexta-feira?

A segunda chega e a felicidade que “até agora ninguém morreu. Até agora não erramos”, como disse Robinson Faria. Difícil constatação – ou nem tanto assim. Sabemos que a guerra é de todos e não restam dúvidas sobre ela. Um pioneirismo do Rio Grande do Norte, que passa a exportar imagens nunca vistas em todo Brasil. Mesmo com a nobre causa do combate ousado ao crime organizado.

Sem contabilizar óbitos não prometidos pelo comando do crime, a luta continua.

Afinal o “planejamento é imprevisível”, constata Robinson Faria com a humildade e lucidez de quem enfrentou um final de semana intenso, apesar do abafado recreio em quatros convenções de aliados políticos pelo RN afora.

O que esperar? “Não vamos recuar. A Policia tem total liberdade para resistir e enfrentar”. Podemos ficar tranquilos? Nem tanto. “Eu não sou Deus. Não posso dizer que não vai acontecer nada”. #Rezarépreciso.