28 de abril de 2024
Economia

Estudo hidrográfico no Rio Potengi para iniciar projeto de dragagem do Porto de Natal ficará pronto até 15 de novembro

O diretor-presidente da CODERN, Nino Ubarana, foi recebido em audiência nesta quarta-feira (25), em Brasília, pelo ministro de Portos e Aeroportos (MPOR), Silvio Costa Filho, e pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura de Medeiros, para tratar de assunto técnicos relacionados à Companhia e ao Porto de Natal.

Na reunião que também teve a participação de Otto Burlier, assessor especial do MPOR, foi informado que até o dia 15 de novembro estará pronto o estudo hidrográfico de todo o canal e bacia de evolução do Porto de Natal, que teve seu último aprofundamento realizado em 2012 e tem atualmente uma necessidade de aumentar seu calado para 12m de profundidade, o que vai proporcionar novas operações portuárias. Esse estudo é o primeiro passo para iniciar o desenvolvimento do projeto de dragagem.

“Um Porto que investe no aumento do calado e na expansão de sua área de navegação consegue atrair novos clientes e movimentar mais cargas, ganhando em variedade de produtos. Sem falar que é um sinal de modernidade para atender às expectativas do mercado. Um canal de acesso confiável aumenta a competitividade”, afirmou o diretor-presidente da CODERN, que ressaltou e agradeceu o apoio total que vem tendo por parte de todo o Ministério de Portos e Aeroportos, bem como da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT.

Bancada Federal

O diretor ainda aproveitou a ida à Capital Federal para continuar as visitas aos membros da bancada federal potiguar. A atual diretoria tem envidado esforços a fim de angariar recursos para implementação de melhor infraestrutura do Porto de Natal.