28 de abril de 2024
Economia

Expofruit 2023 apresentará as novidades voltadas para tecnologia e biotecnologia na fruticultura

Tendo como tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2023, que acontece de 23 a 25 de agosto, na Estação das Artes, em Mossoró/RN, já está com boa parte da programação fechada e terá entre os destaques um Painel Empresarial, um espaço para que as empresas expositoras possam apresentar seus produtos e novidades para o setor frutícola, e diversas palestras direcionadas para inovações nos campos da tecnologia e biotecnologia relacionadas com a fruticultura.

Nesta edição, que celebra os 30 anos de Expofruit, a expectativa é de movimentar em negócios em torno de R$ 80 milhões e receber um público de 30 mil visitantes nos três dias de evento. Mais uma vez a feira será uma oportunidade de estimular a produção e a divulgação das frutas produzidas no Rio Grande do Norte, de gerar negócios e conhecimento em diversos temas relacionados à produção frutícola local e nacional.

“Como sempre, as expectativas são as melhores para uma Expofruit que contará com muito público, negócios e trocas de conhecimento. Nesta edição histórica, em que completamos 30 anos de realização da primeira feira, teremos uma estrutura mais modernizada, mais confortável e mais ampla para receber os expositores e visitantes. Toda a programação está voltada para mostrar o que há de inovador no setor aos produtores locais e aos diversos participantes envolvidos em toda a cadeia produtiva. Como também apresentar as frutas aos compradores diretamente no ambiente em que são cultivadas e tratadas”, afirma o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN), Fábio Queiroga, entidade realizadora da feira.

Toda a programação científica será realizada na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA e mais uma vez contará com várias apresentações com temas ligados a cadeia produtiva da fruticultura como: seminários, fóruns, oficinas, painéis e cursos. Entre as atividades já confirmadas estão: Painel Empresarial, Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva, Oportunidades para  Semiárido – pesquisa e desenvolvimento e Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades. Uma visita técnica à Fazenda Experimental da Ufersa também está prevista.

“A Expofruit é o principal e mais importante evento de fruticultura irrigada no Brasil, um evento de negócios consolidado, muito importante para a economia do RN.  A feira é o momento em que toda a cadeia produtiva está presente apresentando seus produtos, mostrando as novidades para o setor, as novas tecnologias, as tendências e fazendo negócios. Nesta edição, o Sebrae/RN, que é parceiro desde o começo da feira, estará trazendo importantes palestrantes para falar de temas atuais do cenário da fruticultura e vai trazer um ambiente interativo com o público e apresentar o trabalho da instituição junto ao setor”, informa Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.

Foto: Robson Carvalho