28 de abril de 2024
Natal

Exposição e palestras marcam lançamento da Semana Nacional do Trânsito em Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), deu início nesta segunda-feira (18), à Semana Nacional de Trânsito (SNT) com um evento de abertura no Shopping Midway Mall.  Sob o tema “No trânsito, escolha a vida”, uma das expectativas da campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2023  é fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil. 

“Natal é uma das capitais do Brasil que tem servido de exemplo por ter diminuído o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito. Por isso, convocamos toda a sociedade a participar das atividades da Semana Nacional de Trânsito. Este é um momento de suma importância para refletir sobre nossos comportamentos no trânsito e trabalharmos juntos para tornar nossas vias mais seguras, proteger vidas e contribuir para que este índice diminua cada vez mais aqui na nossa cidade”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.

Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.  A programação inclui cursos, palestras em escolas, blitz educativa e um esforço constante para conscientizar a população sobre as regras de trânsito e o respeito aos limites de velocidade.

O diretor de Mobilidade da STTU, Tácio Cavalcanti, reforça a importância do debate acerca dos temas sobre conscientização das medidas de segurança no trânsito. “A ideia é envolver todos que participam do trânsito, desde condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e também os ciclistas, incluindo pedestres e passageiros. O objetivo é trazer questões e reflexões sobre comportamentos e o senso de coletividade no trânsito”.

Para o chefe de segurança viária da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte, Inspetor Carlos Segundo, o evento é uma oportunidade para alertar e conscientizar a sociedade sobre as Leis de Trânsito e prevenção a acidentes. “Cada um de nós é responsável pelas próprias atitudes no cotidiano e pela segurança de todos. Por isso, proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor é fundamental. Quando respeitamos as leis, as regras de circulação, os limites de velocidade, não utilizamos o celular na direção ou enquanto atravessamos as vias e, principalmente, não conduzimos um veículo sob efeito de álcool, estamos adotando comportamentos seguros e assumindo o compromisso de cada vez mais preservar vidas”, disse.

Além da STTU, o lançamento contou com a participação de diversas instituições comprometidas com a segurança viária, incluindo o Programa Viva o Trânsito, PRF, DETRAN, CPRE, CBTU, SEST SENAT, ACIRN e CETRAN. Alunos de instituições locais, como a Casa Escola, CMEI Maria dos Martírios e Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, também participaram da vivência na minicidade de trânsito, com abordagem educativa e interativa.

Foto: Alex Régis