27 de abril de 2024
Sem categoria

Faça uma boa escolha para o seu futuro

Democracia é o regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. A Constituição Federal prevê a democracia já em seu Preâmbulo onde institui o Estado Democrático com todas as suas garantias.

Por sua vez, o voto é manifestação de vontade ou preferência do eleitor, onde acarreta o destino da coletividade, e é por meio desse mecanismo que se discute as políticas públicas sociais.

A má distribuição de riqueza não permite o voto facultativo, pois deixaria o eleitor que desconhece seus direitos de cidadão em desvantagem quanto ao eleitor bem informado e sabedor de opinião o que ocasionaria no clientelismo partidário, pois o eleitor em desvantagem não se preocuparia em conhecer as ideologias partidárias e as pretensões políticas do candidato, levando ao clientelismo, assim, surgiriam determinados políticos para determinados eleitores.

Diante do exposto, é de se observar que o voto constitui a Democracia, a participação popular no processo eleitoral é primordial para garantir a efetividade dos direitos e garantias fundamentais, pois é o povo que escolhe seus representantes, e estes tem o dever de assegurar a vontade do povo. Fiscalizar, garantir direitos, estabelecer deveres, institui o Estado Democrático de Direito que apenas é constituído por ato volitivo da participação popular, o voto, e não por uma parte da população formadora de opinião.

É de suma importância, que o cidadão exerça de forma consciente seu direito, esse ano, 2014, estará de volta às urnas, milhões de eleitores que devem zelar não só pelo bem estar individual, mas pelo bem estar de toda a coletividade, na busca de um país com melhores oportunidades e pleno exercício de seus direitos e garantias fundamentais, concretizados pelo mecanismo da democracia, o voto.

Que você faça uma boa escolha.

Vote no que você acha mais preparado e experiente.