12 de maio de 2024
Economia

Feira do Camarão que acontece em Natal tem expectativa de movimentar R$ 150 milhões

Foi aberta nesta terça-feira (15) e vai até o dia 18, no Centro de Convenções de Natal, a 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam). Tendo como eixo o “Processamento e agregação de valor com foco nos mercados institucionais brasileiros e nas exportações”, a feira é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC).

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, apresentou um balanço do cenário da atividade no Brasil e no mundo e falou da relevância da feira, que tem 200 estandes e expectativa de gerar R$ 150 milhões em negócios.

Na cerimônia que marcou o início da Fenacam, o governador em exercício, Antenor Roberto, saudou produtores, consultores, cientistas e estudantes, todos envolvidos na cadeia produtiva, e prestou contas do que o Estado tem feito pelo setor. Uma das principais medidas foi promovida pela lei complementar n° 693, de 11 de janeiro de 2022, que instituiu a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura do Rio Grande do Norte.

Representou o Governo Federal, o diretor do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Bruno Machado; e a Prefeitura de Natal, a secretária Sheila Freitas. A mesa de abertura contou ainda com o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolim; o superintendente em exercício do Banco do Nordeste, Irrailson Ferreira; o presidente da Federação das indústrias (Fiern), Amaro Sales; superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; presidente da Faern, José Vieira; vice-presidente da Fecomercio, Itamar Manso. Associações de produtores e sindicatos da nacional, da Bahia, Ceará, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Piauí marcaram presença.

Foto: Raiane Miranda