27 de abril de 2024
Cidades

Força-tarefa que busca fugitivos de presídio federal conta com três helicópteros, 300 agentes, drones e cães farejadores

Na manhã deste domingo (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski chegou a Mossoró para acompanhar de perto as ações de recaptura dos dois fugitivos do presídio de segurança máxima localizado em Mossoró (RN). Recepcionado pela governadora Fátima Bezerra, ambos concederam entrevista à imprensa e reforçaram a importância da união de esforços para solucionar o caso o mais rápido possível.

“Estamos aqui na certeza de que haveremos de superar em breve esta situação adversa. Traçamos medidas importantes que pretendemos tomar a curto, médio e longo prazo pelo corpo técnico.  A minha presença aqui é, antes de mais nada, mostrar que o governo federal está presente, prestigiando as autoridades locais, para resolver este problema que não afeta, em hipótese nenhuma, a segurança das cinco unidades prisionais federais, mas que é um problema localizado e que será superado em breve. Com a colaboração de todos”, disse o ministro.

A força-tarefa que atua na operação de captura dos fugitivos é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e das forças de segurança estaduais.

São mais de 300 agentes, com auxílio de três helicópteros, drones e cães farejadores, trabalhando 24 horas por dia nas buscas que se concentram em um perímetro de de 15 quilômetros no entorno do presídio.

A governadora Fátima Bezerra reforçou a importância da colaboração do Estado do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos com as forças de segurança e de inteligência federais, apoiando e auxiliando nas buscas em tempo integral. “Desde quarta-feira, quando tomamos conhecimento da fuga, disponibilizamos as nossas forças de segurança com ação integrada. Isso aqui não é nenhum favor, é o nosso dever. É o sistema único de segurança pública. É parceria, é sinergia, é entrosamento. São as nossas forças de segurança que estão aqui presentes, seja através de disponibilidade de efetivo, bem como de equipamentos, contando também com a participação colaborativa muito importante, principalmente dos estados fronteiriços – Ceará e Paraíba – e também do Piauí”, destacou a governadora.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, também integrou a comitiva que recepcionou o ministro da Justiça.

Foto: Carlos Costa