28 de abril de 2024
Política

Funasa do RN é campeã nacional no programa de construção de poços

Desde o início de 2022 a FUNASA/RN empreende o Programa federal A Força-Tarefa das Águas, que de forma complementar à transposição do Rio São Francisco pretende levar água a pequenas comunidades rurais sem abastecimento. Em 2022 já foram construídos 1.651 poços em apenas 11 meses, beneficiando 57.231 famílias (cerca de 9% da população potiguar) espalhadas em 70% dos municípios norte-rio-grandenses (117). A título de comparação: a FUNASA/RN construiu mais poços do que a soma de todas as demais superintendências da FUNASA no resto do Brasil e mais do que a soma de todos os poços construídos pela DNOCS em todo o Nordeste em 2022.

Já foram investidos mais de 102 milhões de reais, a maior parte bancados por emendas dos deputados federais potiguares. Em 2023, já estão garantidos 45 milhões de uma emenda da Bancada Federal para a continuidade das obras.

Projetado para reduzir a dependência da Operação Carro Pipa – mais custosa, paliativa e intermitente – o Programa Força-Tarefa das Águas no RN se tornou um case de sucesso no Brasil, tamanha a sua efetividade: em apenas 11 meses a Operação Carro Pipa caiu pela metade no RN. De 136.613 potiguares atendidos pela OCP em janeiro, hoje apenas 61.080 dependem da mesma. Segundo Pablo Tatim, superintendente da FUNASA/RN, em 2023 a meta é erradicar a Operação em solo potiguar. 

Isso tudo fez a FUNASA/RN ser considerada a melhor Superintendência da Fundação em todo o Brasil e um dos paradigmas de boa gestão pública no Executivo Federal, visto que o Programa é acompanhado de perto pela Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.