27 de abril de 2024
Estado

Governo do RN publica portaria autorizando reajuste de tarifa de 8,74% nas linhas intermunicipais e metropolitanas

Sem reajuste desde dezembro de 2018, estudo realizado pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) concluiu que há uma defasagem de 50,42% no valor das tarifas dos transportes intermunicipais. Para chegar a esse resultado, foi considerado o custo de operação das empresas, que contou com aumento significativo em todos os itens desde 2018 – combustível (97,92%), pessoal (27,04%), valor dos veículos (50,01%), além da inflação acumulada no período (27,12%).

A pesquisa foi solicitada à FAPERN pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído para analisar a situação dos transportes após a alegação dos empresários sobre a insustentabilidade do valor atual das tarifas. Ao final dos trabalhos e com base nos estudos feitos, o GT teve o entendimento que o reajuste seria necessário para evitar um colapso do sistema de transporte intermunicipal e metropolitano. Assim, o reajuste que chegará para a população a partir de domingo (16) será de 8,74% nessas modalidades de transporte.

“Empenhado em amenizar o efeito desse aumento para a população, o Governo do RN absorverá a maior parte desse impacto (15,74%) com a concessão de subsídios – isentando o ICMS para a compra de novos veículos para frotas intermunicipal e metropolitana, além de manter a desoneração do ICMS no Diesel”, diz em release o Governo do RN.