28 de abril de 2024
Política

Governo Temer é aprovado por 13% e considerado regular por 36%

Com pouco mais de um mês de governo, o presidente em exercício, Michel Temer, ainda não conseguiu conquistar a confiança e a aprovação da maior parte da população brasileira. A popularidade é maior que a da presidente Dilma Rousseff, em março de 2016, mas o percentual da população que avalia o governo ou o presidente positivamente é inferior ao dos que avaliam negativamente.

Para 13% da população o governo está sendo ótimo ou bom, praticamente o mesmo percentual referente ao governo Dilma Rousseff, em março. O percentual que avalia o governo como ruim ou péssimo é de 39% (era 69% em março, com relação ao governo Dilma Rousseff).

Para 44% da população, o governo Michel Temer está sendo igual ao governo Dilma Rousseff.

O restante da população está dividido entre os que consideram o governo Michel Temer melhor (23%) e os que o consideram pior (25%).

No que diz respeito à maneira de governar e à confiança no presidente, a melhora na comparação com a presidente Dilma Rousseff é significativa, mas o saldo também é negativo. Dentre os entrevistados, 27% confiam no presidente em exercício Michel Temer e 31% aprovam sua maneira de governar, enquanto 66% não confiam e 53% desaprovam a maneira de governar. Na comparação com a avaliação de março sobre a presidente Dilma Rousseff, verifica-se um aumento de 9 pontos percentuais (p.p.) na confiança e de 17 p.p. na aprovação.

Detalhe: O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 24 e 27 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

z