3 de maio de 2024
Cotidiano

I Semana da “Amazônia Azul & Economia do Mar” acontece a próxima semana

A Sociedade Amigos da Marinha em Natal (SOAMAR- Natal), com apoio do Comando do 3º Distrito Naval, da FIERN e da UFRN, realizará, na semana de 13 a 19 de novembro de 2023, em alusão aos 19 anos da criação do conceito “Amazônia Azul”, a “I Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar”. A Semana consistirá em uma série de eventos programados com o objetivo de incentivar uma ampla reflexão e divulgar, para a sociedade potiguar, o significado do conceito Amazônia Azul e a importância da “Economia do Mar” para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, estimulando debates sobre as possibilidades de geração de emprego, renda e divisas, além do fortalecimento da soberania nacional e da economia brasileira.

A Amazônia Azul, conceito relacionado às Águas Jurisdicionais Brasileiras, é a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma
Continental brasileira, além das águas interiores, como rios e lagos, abrangendo cerca de 5,7 milhões de km2. Assim como a Amazônia “Verde”, possui uma riqueza incalculável em biodiversidade e recursos materiais, como o petróleo, sendo um patrimônio do povo brasileiro, que deve ser protegido e sustentavelmente explorado, gerando riqueza para o país.

A Economia do Mar é representada por um ambiente marinho que proporciona geração de emprego e renda, de forma sustentável, evidenciando o equilíbrio entre recursos naturais, o ser humano e as atividades econômicas. Está contida no conceito de Cultura Oceânica, sendo esta traduzida como a compreensão, por parte da população em geral, da importância do mar para a sua sobrevivência como espécie e para a sua prosperidade econômica e social, em conformidade com a “Década do Oceano”, estabelecida pela UNESCO, no período de 2020 e 2030.

Entrevistas e cobertura jornalística
No dia 13 de novembro, no auditório da FIERN, serão apresentados painéis sobre os temas Mentalidade Marítima & Planejamento Espacial Marinho; Clusters Tecnológicos Navais do Brasil e a criação do Cluster Tecnológico Naval do RN; a estrutura portuária do RN – problemas e perspectivas;
fomento a exportação e cadeia do petróleo potiguar; e a energia eólica offshore no litoral do RN e o papel do hidrogênio verde na transição energética com os reflexos para o desenvolvimento regional.