7 de maio de 2024
Estado

Policiais e bombeiros militares fazem mobilização no RN

Em assembleia, após reunião das associações representativas com a Secretaria de Administração do Governo do RN, os policiais militares e bombeiros militares do RN votaram no início da noite desta quarta-feira (8) por manter mobilização na Governadoria. Um novo ato está marcado para hoje (9), às 14h, com objetivo de avançar na negociação pela atualização da Lei de Promoção de Praças e no reajuste do subsídio para compensar as perdas salariais dos últimos anos.

No encontro realizado ontem, o Governo do RN anunciou por meio do secretário de Administração, Pedro Lopes, a impossibilidade de estender a aplicação das promoções por ex officio para os soldados que entraram na corporação na turma de 2018. Desta forma, os novos soldados da corporação seguem sem ser contemplados pelo plano de ascensão de carreira garantido aos antigos integrantes da corporação desde 2019, quando a Lei Complementar 657/2019, popularmente conhecida como “LPP”, foi sancionada.

Na ocasião, as associações representativas de praça afirmaram de forma unânime que este fator é “inegociável” para a categoria. Nova reunião com a pasta está agendada para às 17h de hoje (9) para dar continuidade às tratativas. O reajuste do subsídio da categoria também seguirá em discussão, sem previsão de quanto será o aumento. As associações representativas calculam defasagem de 36%, mas o Governo ainda não apresentou proposta de valores para começar a negociação, alegando depender da previsão de receita de 2024 e de fatores como a manutenção do ICMS a 20%.