2 de maio de 2024
Política

Juiz publica sentença com ex-deputados

O juiz federal Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara de Brasília, proferiu sentença da primeira instância na Operação Sépsia.

Ele condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha pelo crime de corrupção no processo que apurou irregularidades na liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Na mesma sentença, o ex-deputado Henrique Eduardo Alves foi absolvido das acusações de suposta prática de corrupção e recebeu uma pena por lavagem.

O advogado Esequias Pegado Cortez, afirmou que a defesa considera Henrique Eduardo inocente e vai recorrer com a confiança de que ele será absolvido também da acusação por lavagem.

Esequias também disse que, na decisão de primeiro grau, o próprio juiz salientou que a pena só teria aplicação após ter transitado em julgado. O advogado reafirmou que vai recorrer à segunda instância.

O advogado garantiu que a sentença deixou a defesa tranquila, uma vez que absolveu Henrique da acusação por suposto crime de corrupção. Além disso, comentou o advogado, a defesa vai argumentar que não foi cometido o crime de lavagem, ao apontar que o ex-ministro não movimentou uma conta citada no processo.

Esequias também reconheceu que a decisão do juiz não reconhecer a prática de corrupção por Henrique deverá ter repercussão positiva em outros processos.

A defesa de Eduardo Cunha classificou a sentença de “fantasiosa” e disse que também vai recorrer.