27 de abril de 2024
Política

Legislativo promove solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A tarde desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, foi repleta de homenagens e reconhecimento do valor e da luta de grandes mulheres potiguares. A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher contou com a presença de autoridades do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Câmara Municipal de Natal, Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Contas do RN e da Justiça Federal. 

A presidente da Frente Parlamentar da Mulher, Divaneide Basílio (PT), iniciou seu discurso falando sobre a origem da celebração.

“Hoje esta sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher marca o compromisso e o reconhecimento desta Casa Legislativa na defesa das vidas e dos direitos de todas as mulheres. Essa data, que se iniciou em 1917 com o movimento de mulheres operárias por melhores condições de trabalho e de vida, segue até hoje como símbolo mundial de reivindicação por conquistas que possam transformar a sociedade em que vivemos”, disse Divaneide.

Discursando em nome das homenageadas, a desembargadora Berenice Capuxú revelou que, pelo atual contexto mundial ainda não ser tão favorável às mulheres, quando ela começou a pensar sobre isso, achou que seu discurso poderia trazer muito pessimismo, então preferiu ir por outro caminho. 

“Porque eu vejo que, mesmo com toda a legislação existente e vários direitos adquiridos, nós estamos estagnados há mais ou menos 20 anos. As leis são feitas, mas não são efetivadas, por vários motivos. E o que nós queremos não é a igualdade de mulher para homem, mas a igualdade entre seres humanos. E isso nós não temos. Quando eu fui ler e pesquisar para poder escrever, eu achei a estatística de que somente em 300 anos teremos igualdade entre os seres humanos. E me desanimei mais ainda”, desabafou.

A desembargadora disse que resolveu, então, pesquisar e falar sobre o amor.

“Eu pensei em muitas possibilidades viáveis para que pudéssemos alcançar a plenitude da nossa igualdade entre os seres humanos. E eu acredito na abordagem que passa pelo amor. Fiquei encantada com a profundidade da homilia do reverendo americano Michael Bruce, falando numa igreja do interior da Inglaterra, em 2018. Na ocasião ele disse: ‘ponha-me como um selo em seu coração, como um selo em seu braço, porque o amor é ação tão forte quanto a morte; uma paixão sólida como a sepultura; seus clarões são de fogo, uma chama violenta, que muitas águas não apagam nem inundações podem afundar’”, destacou.

Fotos: João Gilberto