28 de abril de 2024
Política

Livro sobre líder político de Alexandria assassinado por motivação política será lançado dia 27 de maio na Assembleia Legislativa

O livro “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”, que relata a história do líder político de Alexandria, Gentil Oliveira, receberá moção e aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia. A proposição foi do deputado José de Arimateia Paiva.

A obra será lançada dia 27 de maio, a partir das 17h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O evento está alcançando repercussão regional. A Câmara Municipal de Cajazeiras, na Paraíba, também aprovou moção de aplausos.

O livro é assinado pela filha do homenageado, a advogada e poetisa Teresa Oliveira. Gentil Oliveira foi assassinado por motivação política, em 1989. Naquele momento, Teresa era criança. O médico tinha grande popularidade em Alexandria. Sua morte levou mais de 10 mil pessoas ao sepultamento, pessoas que ainda hoje lembram de toda prestatividade e choram a partida de do Dr. Gentil, como todos o chamavam.

Agora, 33 anos depois, Teresa traz na obra um resgate da história do pai e, consequentemente, da própria história política do Rio Grande do Norte, pela expressão de Gentil no cenário daquele momento.