28 de abril de 2024
Cultura

Maitê Proença em A MULHER DE BATH

Maitê Proença traz a Porto Alegre (27 e 28 de outubro, no Teatro do Bourbon Country), Natal (02 de novembro, no Teatro Richuelo Natal), Fortaleza (03 de novembro, no Teatro RioMar Fortaleza) e Recife (04 de novembro, no Teatro RioMar Recife) o espetáculo A Mulher de Bath. As apresentações são comemorações aos 80 anos do diretor Amir Haddad, além dos 40 anos de carreira e 60 anos de vida de Maitê.

A MULHER DE BATH é uma mulher libertária, à frente de seu tempo, e não teme dizer o que pensa. Ela é uma das figuras basilares da literatura ocidental, precursora de Shakespeare e do indivíduo moderno.

O texto é do escritor e filósofo inglês Geoffrey Chaucer (1343-1400), reconhecido como o pai da literatura inglesa, e faz parte de sua obra inacabada “Os Contos da Cantuária”, publicada pela primeira vez em 1475 e tida como uma das mais importantes da literatura inglesa e um clássico da literatura mundial. A tradução, de José Francisco Botelho, foi indicada ao Prêmio Jabuti e já é considerada uma referência contemporânea na tradução de Chaucer.