3 de maio de 2024
Política

Ministra do Turismo e cinco deputados pedem para sair do União Brasil

Em meio à rebelião no União Brasil, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco parlamentares da bancada do Rio na Câmara pediram o aval da Justiça Eleitoral para sair do partido. Os deputados querem “justa causa” para a desfiliação, sob o argumento de “assédio” por parte da direção nacional da sigla.

Como revelou O GLOBO ontem, o partido passa por uma disputa política interna em vários estados, com corte de senha e acusações de fraude. O movimento dos parlamentares do Rio, com apresentação da ação na última quinta-feira, pode ter impacto na formação do Ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que Daniela ocupa uma das três vagas reservadas ao União Brasil no primeiro escalão do governo.

O marido de Daniela Carneiro e presidente do diretório fluminense, Waguinho, prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, também pediu a desfiliação da legenda ontem. À noite, selou a entrada no Republicanos, partido que, aos poucos, vem se aproximando do Palácio do Planalto —em entrevista, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), defendeu a oferta de cargos como forma de atrair a sigla à base.

Além de Daniela, pediram a desfiliação da legenda os deputados Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Dani Cunha. Da bancada fluminense, o único fora da lista é Murillo Gouvea.

*Informações de O Globo