1 de maio de 2024
Mundo

Ministra francesa é criticada após posar para a Playboy

A secretária de Estado da França Marlène Schiappa, 40, vai estampar a capa da próxima edição da revista Playboy a ser lançada na quinta (6), dia marcado para mais uma jornada de mobilização contra a impopular reforma da Previdência proposta pelo governo francês.

O ensaio, mesmo antes de chegar às bancas, abriu um novo e indiscreto capítulo na crise que ronda o presidente Emmanuel Macron, após ele mesmo ter sido alvo de piadas por ter concedido entrevista à revista infantil em quadrinhos PifGadget no momento em que o país enfrenta uma ebulição nas ruas.

Completa o quadro a entrevista do ministro do Trabalho, Olivier Dussopt, linha de frente da reforma da Previdência, à revista Tetû, na qual ele assume sua homossexualidade. As aparições em um momento de tensão política foram apontadas pela oposição como cortina de fumaça.

Mas coube ao ensaio de Schiappa para a Playboy um lugar de destaque entre as críticas, que vieram do governo e da oposição, além de uma advertência da primeira-ministra Elisabeth Borne.

Imagens vazadas revelam um ensaio recatado, em que a secretária de Estado aparece com as cores da bandeira da França e de vestido longo branco.

Titular da pasta de Economia Social e Solidária e da Vida Associativa, Schiappa integra o governo Macron desde 2017, quando assumiu o então inédito ministério de Equidade de Gênero.

Informações da Folha de São Paulo