27 de abril de 2024
Cotidiano

Mitos e verdades sobre a doação de sangue

Esse gesto ajuda a manter os estoques dos bancos de sangue sempre abastecidos, favorecendo quem precisa de uma transfusão de sangue, por exemplo.

Neste texto, vamos explicar como funciona o processo de doação de sangue.

Como funciona a doação de sangue

A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro. Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

Antes da doação, uma triagem é feita para checar se a pessoa está apta. Doadores com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Se o doador for considerado apto, a coleta de sangue é realizada. Durante a doação, são coletados cerca de 450 ml de sangue, equivalente a cerca de 10% do volume sanguíneo total de um adulto.

A importância de doar sangue

Você sabia que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas? Seu sangue ajuda pessoas submetidas a tratamentos médicos, como transfusões, transplantes, cirurgias e tratamento oncológico.

doação de sangue também pode chegar a pacientes com doenças crônicas, como a anemia falciforme e talassemia. Nestes casos, as pessoas podem viver com mais qualidade de vida.

Agora que está mais claro como funciona a doação, alguns mitos foram desvendados e você entende a importância de doar, que tal se tornar um doador? Seu gesto pode salvar muitas vidas e fazer a diferença na qualidade de vida de muitas pessoas.