28 de abril de 2024
Cidades

Moradores do Conjunto Wilson Rosado são despejados em Mossoró

Do site da Gazeta do Oeste:

Os moradores do conjunto Wilson Rosado iniciaram o dia de hoje de forma tensa. Um forte aparato policial chegou à comunidade nas primeiras horas da manhã para cumprir uma ordem judicial que determina o despejo em 15 residências que ficam sob os fios de alta tensão. Um senhor foi detido por ter colocado fogo em um colchão em frente ao barraco onde mora. Outro idoso passou mal e teve que ser levado ao hospital.

O processo corre na justiça desde 2006. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) notificou os moradores sobre a irregularidade das casas estarem tão próximas – umas até com fios de sustentação dos postes entrando nos quintais e outras a menos de 20 metros de distância – às linhas de transmissão.

A ordem de despejo iniciou antes das 6hs. As famílias afetadas começaram a retirar móveis, objetos, telhas, portas e outros pertences. Equipes da Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (COSERN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) interromperam o fornecimento de energia e água, respectivamente.

Um senhor conhecido por ‘Paulista’ – que tem problemas mentais segundo os vizinhos – estava bastante emocionado. Após retirar os poucos pertences e colocá-los em frente ao seu barraco, o homem tocou fogo no colchão. A ação gerou aplausos da população e também resultou em detenção. O idoso foi levado em uma viatura pelos policiais.

Vários caminhões contratados e da própria Prefeitura de Mossoró ficaram estacionados de prontidão à espera das mudanças, que até agora não aconteceram. Os moradores não sabem para onde vão. Muitos levaram os pertences para as casas de vizinhos e parentes, enquanto outros deixaram os objetos sob a sombra das árvores.

Do secretariado municipal, apenas Alvibá Gomes, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, compareceu. O tenente-coronel ficou responsável por organizar um grupo de moradores para se reunir com o prefeito Francisco José Júnior logo mais às 11hs.

“Eu não tenho informações para onde esse pessoal será levado. O meu papel aqui é dar tranquilidade aos moradores e organizar uma comissão para ser recebida pelo prefeito. Vamos aguardar essa reunião”, comentou Alvibá Gomes.

Os vereadores Francisco Carlos e Genivan Vale foram até o local prestar apoio aos populares, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Mossoró.

Enquanto o clima de indefinição tomava de conta dos moradores, um carro de som passava pelas proximidades executando ‘Pra frente, pra frente, nossa vida vai’ de Ivete Sangalo.

Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste

z