1 de maio de 2024
Natal

Natal realiza censo de saúde bucal em domicílios da capital

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do Setor de Saúde Bucal, vem realizando visitas em condomínios e residências da capital para avaliar as condições de saúde bucal da população. O estudo integra a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. Dentistas e auxiliares devem visitar 11.700 domicílios do município com objetivo de contribuir na reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Os profissionais se apresentam com identificação de crachá funcional, colete do PNSB, equipamentos de proteção individual (batas, toucas e luvas) e questionário do PNSB para examinar públicos específicos do estudo. O público-alvo é formado por pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos. A média é que sejam avaliados 1.400 pacientes em Natal, mas o estudo vem acontecendo em todo o Brasil.

“O estudo visa identificar doenças mais prevalentes: cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos. Esse levantamento tem extrema importância para determinar os tipos de políticas públicas e o volume do recurso necessário para dar resolutividade aos problemas bucais reais da população”, comenta Rodolfo Lira, Coordenador de Saúde Bucal da SMS/Natal.