28 de abril de 2024
Política

No RN, Bolsonaro vai assinar ordem de serviço com a Funasa para instalar 1.873 poços no RN

Durante o evento que será realizado em Natal no próximo dia 17 de junho pelo Ministério das Comunicações e que já tem a presença confirmada do presidente da República, Jair Bolsonaro, a FUNASA/RN assinará a maior Ordem de Serviço da história do Rio Grande do Norte na área de construção de poços artesianos e dessalinizadores. Nesse ato constará o somatório dos investimentos federais disponibilizados nos últimos 12 meses para a FUNASA construir poços tubulares e dessalinizadores no Estado.

Essa ação se dá no âmbito do programa federal A Força-Tarefa das Águas, no qual a FUNASA/RN é líder nacional em execução. Já foram construídos 572 poços, sendo 538 deles apenas nos últimos 5 meses, quantia maior do que a Fundação tinha realizado em solo potiguar nos últimos 32 anos. As obras já alcançaram 102 municípios. Também foram construídos 14 dessalinizadores.

Ao todo serão 1.873 poços e 197 dessalinizadores construídos apenas em 2022, com investimento do Governo Federal na ordem de 92 milhões de reais, oriundos de recursos de programação conquistados também emendas parlamentares de autoria dos deputados federais João Maia, General Girão e Carla Dickson. Ao todo serão beneficiados 166 dos 167 municípios (apenas Natal não tem área rural) e até 90 mil famílias (14% da população do Estado), no maior programa de construção de poços artesianos da história do RN.