3 de maio de 2024
Política

Nova operação do MP em Natal pode estar ligada a desvios no IDEMA

A operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (23), poderá ser uma nova fase da Operação Candeeiro, deflagrada para apurar desvios milionários dos cofres do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente).

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no luxuoso condomínio West Park Boulevard – na casa do empresário “Júnior Verona” – que também teve sua loja de carro na Av. Prudente de Morais vasculhada pelo MP, além da Fundep (Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar), citada em delação premiada do ex-diretor do IDEMA, Gutson Reinaldo, apontado como mentor da Operação Candeeiro, que segundo o MP, desviou R$ 19 milhões do instituto potiguar.

Gutson é filho da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo, acusada de ser mentora da Operação Dama de Espadas, que desviou R$ 5,5 milhões dos cofres do Legislativo Estadual entre os anos de 2006 e 2011, de acordo com informações repassadas pelo MP.

Na delação, Gutson citou um Senador da República como beneficiário do esquema, dois deputados federais e outros políticos que ainda estão sob sigilo da Justiça.