2 de maio de 2024
Política

O primeiro ano de Fátima

A governadora Fátima Bezerra (PT) reuniu, nesta segunda-feira (30), seu secretariado, servidores e a imprensa potiguar para apresentar os resultados obtidos em 2019.

“Passado um ano, olho para o mês de janeiro, quando assumi o governo, e vejo o estado de calamidade que o RN estava. Hoje, 30 de dezembro, graças ao trabalho em equipe, podemos andar de cabeça erguida”, disse a governadora ao iniciar seu discurso. Ao lado do vice-governador, Antenor Roberto, Fátima pontuou as principais ações de segurança pública, saúde, educação, educação, tributação, agricultura familiar, desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, entre outros.

Na ocasião, realizada na Escola de Governo, ela destacou um dos pontos mais emblemáticos de sua gestão, organizar o pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado. “Fechamos nosso primeiro ano de mandato, pagando em 12 meses, 15 folhas de salário. Foram as doze folhas de 2019 e o décimo terceiro em dia. E mais, o décimo terceiro de 2017 e o restante do mês de novembro de 2018 e”, disse ao afirmar que o servidor não pode ser punido pelos desmandos ou descaso do Poder Público.

Citou ainda o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) e agradeceu o empenho de cada Secretário.

Na Segurança Pública, destacou a redução em diversos índices de violência, como a queda de 43,2% nos latrocínios e de 33, 2% de homicídios dolosos e redução de 17,3% para lesões corporais seguidas de morte. Agradeceu a parceria com o Governo Federal, através de acordos com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em Educação, disse que destinou R$ 74 milhões para a reforma de escolas, contratou 1.270 professores efetivos e 600 temporários, bem como convocou 117 professores especializados em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), concursados e que esperavam convocação desde 2015.

Na área da Saúde, foram contratados mais profissionais e nomeação de 1.056 pessoas. Em números percentuais, são 65% a mais que ano passado. Dessas contratações, 140 foram de médicos. Outra ação que será realizada pelo governo do estado será a reabertura do Hospital da Polícia Militar para o público em geral. Também foram adquiridas 18 novas ambulâncias e a frota do SAMU 192 RN passou a ser de 50 viaturas, sendo 28 de Suporte Básico, 08 de Suporte Avançado, além de 14 ambulâncias para backup.

Do blog:

– As folhas que a governadora quitou de 2017 e 2018 tinham sido pagas em parte. Os servidores públicos permanecem com salários em atraso da gestão anterior, que mesmo recebendo recursos extras, não foram pagos pela governadora.

– Na saúde, as crises e críticas só aumentam. Os hospitais continuam um caos, bem como a falta de estrutura eficiente, falta de remédios e o desestímulo dos profissionais.

– E o principal não foi feito: medidas de cunho fiscal-financeiro eficientes. O déficit nas contas públicas só aumenta.

– Em relação à Segurança Pública – apesar dos casos de assalto, roubos e homicídios – realmente sentimos melhora em relação ao que já foi um dia. Mas ainda tem muito a ser feito.

Um ano de governo_Elisa Elsie (3)