28 de abril de 2024
Política

Paralelo de ex-cônjuges na política em Roraima e no Rio Grande do Norte

A Folha de São Paulo deste sábado (27), trouxe uma entrevista com o cientista político Eloi Senhoras, 38, da Universidade Federal de Roraima, que destacou a potência eleitoral do senador Romero Jucá (MDB), apesar da hostilidade generalizada com a classe política.

Em Roraima existe um paralelo com o Rio Grande do Norte: a atual prefeita da capital Boa Vista, Teresa Surita (MDB), ex-mulher e aliada política de Jucá (MDB), disputará o Governo do Estado fazendo dobradinha com o ex-marido.

Aqui no Rio Grande do Norte, a ex-primeira-dama Julianne Faria já deu sinais claros de que pretende seguir caminho oposto ao ex-marido Robinson Faria (PSD). Já se desfiliou, inclusive, do partido presidido pelo governador e declarou simpatia ao ex-presidente Lula (PT), que deverá apoiar a candidatura ao Governo da senadora Fátima Bezerra (PT).

Nos bastidores se fala que a vontade de Julianne é disputar o Senado na chapa de Fátima, sendo a segunda candidata a senadora ao lado da deputada federal Zenaide Maia. O empecilho está na condição jurídica, mas consultas estão sendo realizadas.

Juristas têm afirmado que Julianne, mesmo divorciada, só poderia ser candidata em 2018 em caso de afastamento ou renúncia do governador.