28 de abril de 2024
Política

Pesquisa mostra Dr. Tadeu com 49,5% e Adjuto 28,5% em Caicó

Pesquisa do Instituto Item/TRIBUNA DO NORTE aponta que se as eleições fossem agora, o prefeito de Caicó, Judas Tadeu (PSDB) estaria reeleito com 49,5% dos eleitores, segundo consulta estimulada. Sem ter se lançado pré-candidato, oficialmente, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB), aparece com 28,5% das intenções de votos dos caicoenses.

A sondagem estimulada mostrou, ainda, que 22,0% dos eleitores de Caicó estão indecisos ou votariam nulo ou branco.

Já na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não indica aos eleitores os nomes de pré-candidatos, o prefeito Dr. Tadeu, tem a preferência dd 32,09% dos eleitores, seguido do deputado Adjuto Dias, com 11,5%. Mais abaixo, com 5,5%, aparece Diego Vale, que foi candidato a prefeito em 2020.

Menos citados, aparecem o candidato apoiado pelo ex-governador e ex-deputado estadual Vivaldo Costa, com 3,0%, além de Max e padre Gleiber, 2%.

Um candidato apoiado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que é pai do deputado Adjuto Dias, surge com 1,5%, mesmo percentual para “qualquer nome de oposição”. Também foi citado Arthur Maynard, com 1,0%.

Outros nomes citados, como os ex-prefeitos Batata e Bibi Costa, Coronel Costa e um nome do PT, têm 1,5%. A pesquisa Item/TRIBUNA DO NORTE aponto que 38,5% dos eleitores estão indecisos ou não quiseram opinar.
Foram ouvidos 800 eleitores entre os dias 14 e 15 de março. A margem de erro possível é de 3,44% para mais ou para menos. Pesquisa registrada sob o nº RN-00205/2024. Margem de confiabilidade 95,0%.

Para realização da pesquisa, a Item Pesquisas Técnicas utilizou como instrumento de coleta um questionário estruturado com questões fechadas de Plano amostral e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem.

A aplicação do Plano Amostral considerou a representação do eleitorado de Caicó, a partir da distribuição por localidades com amostra seguindo o interno de controle de verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo.

Fonte: Tribuna do Norte