27 de abril de 2024
Natal

Pessoas com deficiência permanente na faixa etária de 55 a 59 anos já podem se vacinar em Natal

As pessoas com deficiência permanente que possuem entre 55 e 59 anos e apresentam Diabetes, Hipertensão Arterial ou Cardiopatia, que recebam ou não o BPC – Benefício Permanente Continuado, já podem se vacinar contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer.

Também podem se vacinar, as pessoas com deficiência permanente que possuem entre 55 e 59 anos, sem comorbidades, desde que cadastradas no BPC – Benefício da Prestação Continuada.

As pessoas pertencentes a esse grupo que não conseguem ir a um dos postos de vacinação devido à sua condição de mobilidade, sendo considerada acamada ou domiciliada, deve proceder da seguinte forma: O responsável deve ir à Unidade de Saúde mais próxima levando cópia da documentação comprove a comorbidade (Laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames comprobatórios (ex. Eco, eletro, Holter ou MAPA 24H) e receituários ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS. No ato da vacina é necessário apresentar os documentos citados e os mesmos ficarão retidos.

Nessa etapa de vacinação, o Plano Nacional de Imunização (PNI) divide o público por faixa etária e, posteriormente, serão divulgadas no site e mídias sociais da Prefeitura do Natal quais as que estarão na vez.

PFIZER

DOENÇAS CARDIOVASCULARES/ HIPERTENSÃO – Público alvo: Pessoa com Deficiência permanente com faixa etária entre 55 e 59 anos que recebam ou não o BPC.

LOCAL: Ginásio do SESI

DOENÇAS CARDIOVASCULARES (insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, conforme consta No Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação – 6ª edição).

HIPERTENSÃO (Hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

OXFORD

SÍNDROME DE DOWN – Público alvo: pessoas a partir dos 18 anos de idade.
RENAIS CRÔNICOS EM DIÁLISE – Público alvo: pessoas a partir dos 18 anos de idade. Essas pessoas serão vacinadas nas clínicas onde são realizadas as diálises
DIABETES – Público alvo pessoas com deficiência permanente entre 55 a 59 anos.
Também estão disponíveis vacinas para as pessoas com deficiência que possuam entre 55 e 59 anos e recebam o BPC.

DOCUMENTAÇÃO:

As pessoas que possuem BPC devem apresentar cópia comprobatória, mais documento com foto e comprovante de residência de Natal.

As pessoas que não possuem BPC devem apresentar as comprovações da comorbidade (Laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames comprobatórios (ex. Eco, eletro, Holter ou MAPA 24H, para hipertensão) e receituários ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

No ato da vacina é necessário apresentar os documentos citados e os mesmos ficarão retidos.