28 de abril de 2024
Política

PF faz operação contra suspeitos de financiarem atos criminosos em Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (16), uma operação contra suspeitos de envolvimento em atos antidemocráticos no Rio de Janeiro e nos atos criminosos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília no último dia 8.

No total são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.

Ao menos uma pessoa já foi presa e os policiais já apreenderam celulares, computadores e documentos diversos.

De acordo com a PF, os investigados teriam bloqueado rodovias que transpassam o município fluminense de Campos dos Goytacazes e organizado protestos em frente aos quartéis da cidade.

Além disso, é investigada “a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que desencadearam a depredação dos prédios públicos e dos atentados contra as instituições democráticas ocorridas em 8 de janeiro de 2023”, informou a PF em nota.

“Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos”, afirmou a PF.

Os mandados foram expedidos ela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A PF espera que seja possível identificar outros envolvidos nos atos a partir do cumprimento destes mandados.

Os investigados são acusados dos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os Poderes constitucionais.

Fonte: CNN