26 de abril de 2024
Política

Por ser do partido do Ministro da Fazenda, Governador sabe que suspensão de envio de R$ 600 milhões por MP ao RN foi por questões técnicas e jurídicas

O Governador Robinson Faria (PSD) sabe mais do que qualquer outro político do Rio Grande do Norte, que a suspensão do envio de R$ 600 milhões pelo Governo Federal, por meio de Medida Provisória, ao Estado, ocorreu por questões unicamente técnicas e jurídicas.

O parecer do procurador do TCU, Júlio de Oliveira, foi a peça chave para o impedimento.

Aliás, a decisão da Fazenda acatar a recomendação e cancelar o envio dos recursos por Medida Provisória, não tem nenhuma questão política em torno do assunto, como foi ensaiado se criar no RN.

O governador Robinson Faria é do mesmo partido do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o PSD do também Ministro Gilberto Kassab.

Detalhe: As equipes econômicas dos Governos Federal e Estadual tentam encontrar uma saída jurídica e orçamentária para que o RN possa receber os recursos extras da União, o que não será tarefa fácil, tendo em vista que se trata de uma responsabilidade do Estado, que não cortou despesas e não tomou as medidas necessárias de ajuste fiscal.