28 de abril de 2024
Política

Prefeito Álvaro Dias é empossado na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, tomou posse na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL) nesta sexta-feira (21).

A solenidade foi comandada pelo presidente da casa, o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima e saudado pelo acadêmico, historiador e professor da UFRN, Luiz Eduardo Brandão Suassuna.

Álvaro Dias ocupa agora a Cadeira número 6 da Academia, que tem como patrono o também médico Luís Carlos Wanderley e sucedendo o Acadêmico João Batista Pinheiro Cabral.

Em seu discurso de posse Álvaro Dias falou sobre o sertão, onde tem suas raízes e é o seu refúgio, e ressaltou a importância do ofício de um escritor, celebrando sua entrada na ANRL: “Nesta noite tão especial, tenho de admitir com absoluta sinceridade, este é um momento de profundo orgulho pessoal. Mas de um orgulho sem soberba, forte e verdadeiro, aquele orgulho que comove e emociona o coração humano. Deus sabe o quanto sonhei e lutei, com os humildes limites de minhas forças, para viver este dia e este momento, que para mim representa um dos instantes mais importantes, solenes e sublimes da minha vida”, disse Álvaro Dias.

“A Academia se enriquece com a presença do prefeito de Natal, que é ao mesmo tempo um senhor escritor, pesquisador e leitor diário, por tudo isso só vai somar à Academia e continuar uma linhagem de historiadores. Álvaro Dias mostrou em toda a sua trajetória que é um homem inteligente e dinâmico, por isso é muito importante a presença dele entre nós Acadêmicos”, disse o presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima.

Na saudação proferida pelo historiador Luiz Eduardo Suassuna ele citou a semelhança entre o novo acadêmico e o patrono da cadeira número 6, Luis Carlos Wanderley, que também era médico, escritor e com raízes no interior do Rio Grande do Norte, no município de Assu. E elencou também os médicos que se dedicaram à escrita e que passaram e ainda fazem parte da instituição.

Estiveram presentes à solenidade familiares, amigos, autoridades, lideranças políticas como o presidente da Câmara, Eriko Jácome, vereadores, o ex-ministro Henrique Alves, o ex-deputado Rafael Motta, secretários e servidores municipais.

Nomes da classe empresarial também prestigiaram a noite festiva, como Marcelo Queiroz (Fecomércio).