1 de maio de 2024
Política

Prefeito Álvaro Dias recebe homenagem por ações contra a Covid-19

Quase dois anos depois do início da crise sanitária provocada pela Covid-19, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu uma homenagem dos servidores da Saúde do Município, em cerimônia realizada no início da noite desta segunda-feira (8) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O ato de celebração também lembrou todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde que perderam suas vidas enquanto cuidavam de pacientes internados.

Para o prefeito Álvaro Dias, o momento é o mais importante desde o início da pandemia por trazer o reconhecimento de uma longa jornada de sofrimento e angústia, mas também de alívio. “Agora podemos parar e dizer que vencemos o coronavírus na cidade do Natal, e poucos aqui sabem quanto tempo eu esperei por esse momento, quantas noites de sono foram perdidas nessa pandemia por mim e por todos aqui”, lembrou.

O prefeito resumiu o trabalho enfrentado pelos gestores como incansável, desde a abertura do Hospital de Campanha, do primeiro Centro de Enfrentamento à Covid no Ginásio Nélio Dias, a contratação de mais profissionais de saúde, a abertura de postos de enfrentamento em outras zonas da capital, por fim a abertura de leitos de UTI e a campanha de imunização da população.

Para o secretário municipal de Saúde, George Antunes, é necessário lembrar “os muitos heróis desta guerra cujo inimigo é invisível”. “É uma honra fazer parte dessa equipe que teve a liderança fundamental do prefeito Álvaro Dias, com seu poder de articulação e de antecipar as crises”, disse ele. O titular da SMS também lembrou o apoio do Ministério Público, Defensoria e TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que em diversas ocasiões foram parceiros, inclusive na liberação do prédio onde foi construído o Hospital de Campanha.

O gestor lembrou que a primeira reunião convocada por Álvaro Dias aconteceu antes do primeiro paciente ser identificado no Brasil, quando o prefeito pediu um plano de contingência para enfrentar a doença. Sem alarde, deram início ao projeto de um hospital de campanha, uma estrutura com 100 leitos clínicos e 20 de UTI. O secretário ainda lembrou todas as dificuldades enfrentadas pela equipe para abastecer os hospitais com Equipamentos de Proteção Individual que estavam escassos no mundo todo.

Foto: Joana Lima